A Advagen Biotech formou um grupo com 2 outras empresas, desenvolve e disponibiliza no mercado um teste de Covid-19 baseado na identificação de sequencias de RNA do vírus. Deste modo é possível identificar em seu local de trabalho e, nos diversos locais de circulação se existe a presença do SARS-Cov2.
Esta metodologia é muito útil quando aplicada em ambientes hospitalares, casas de repouso, locais de confinamento, empresas com muitos colaboradores, escolas, universidades, hotéis, bases militares e locais onde há grande quantidade de pessoas circulando frequentemente.
O objetivo da identificação do vírus é o mapeamento e a correta aplicação de medidas de higiene, quer sejam preventivas e corretivas (higienização) para garantir um ambiente seguro e evitar assim a propagação do vírus da Covid-19.
O teste inicia com um procedimento de coleta simplificado, seguida por um protocolo de análise altamente sensível e capaz de detectar até 50 cópias do vírus por amostra.
Existem estudos que demonstram que uma pessoa infectada é capaz de ser identificada em uma comunidade de mais de 1.000 pessoas.
Esse método de detecção baseia-se na reação de RT-qPCR (Reação de Transcriptase Reversa seguida de PCR em Tempo Real) para a detecção de sequências do RNA viral SARS-CoV-2 e utiliza os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).